SOBRE

Missão

Atuar de forma direta em comunidades de pescadores levando melhorias as quais não teriam acesso como saneamento básico, educação, esporte, saúde, preservação do meio ambiente, energia sustentável entre outras necessidades.

Como surgiu

A Associação Acreditar é Preciso surgiu através da iniciativa do Dr. Sergio Almeida Torres, dentista e surfista brasileiro que ao iniciar um projeto turístico na praia do Dengue percebeu as dificuldades e necessidades que existiam na via de pescadores próxima a área onde estava construindo um surfcamp. Durante o ano de 2014, quando iniciou as obras, percebeu que seus trabalhadores, na sua maioria moradores da vila de pescadores, tinham problemas dentários e dores que causavam dificuldades para se alimentar e também atrapalhavam nas tarefas diárias e assim decidiu fazer atendimentos odontológicos gratuitos.

Ao final de 2017, quando estava terminando a primeira fase de seu projeto turístico, resolveu realizar uma ação social com as crianças da vila, chamou outros dentistas que trabalhavam com ele, além de amigos e arrecadaram roupas e brinquedos para doações e durante dois dias fizeram tratamentos odontológicos, deram alimentação além de várias atividades esportivas entre elas o surf, motivo pelo qual o Dr. Sergio Torres estava se dedicando e investindo naquela região a 400 km de Luanda onde ele residia e trabalhava como dentista.

Em 2018 iria receber 8 amigos vindos do Brasil para conhecer e surfar as ondas de Angola e resolveu transformar esta vinda numa oportunidade de ajuda e explicou que queria transformar esta surf trip em uma ação social e a denominou como “Surf Trip Social” diferente das surf trips convencionais que existem ao redor do mundo. No mesmo ano resolveu implantar uma escola para as crianças e foi se envolvendo cada vez mais com a comunidade dos pescadores. As aulas inicialmente eram dadas em uma barraca de adobe e pau a pique mas havia um início de construção abandonada onde após conversas com o Soba (líder comunitário) da praia, foi cedido para a construção da escola. Com seus próprios recursos, Dr. Sergio Torres terminou de levantar as paredes e fez a limpeza da área. 

Com a chegada de seus amigos do Brasil trazendo malas de doações com roupas, brinquedos e utensílios de surf. Fizeram uma camiseta da viagem e venderam para conseguir fundos e ajudar na finalização da escola. A Surf Trip Social foi um sucesso onde todos surfaram e puderam sentir e ajudar o próximo.

Na segunda ação social inúmeros tratamentos odontológicos foram realizados, distribuição de  roupas para toda comunidade, kits odontológicos para todas as crianças além de palestras educativas.

Foi quando o Dr. Sergio Torres decidiu abrir uma ONG para poder ampliar os trabalhos e não ficar restrito ao projeto turístico de surf. Conversou com membros da comunidade e explicou o que gostaria de fazer e logo foi aceito por eles. Iniciou o processo de legalização em outubro de 2018 e conseguiu todos os documentos para iniciar oficialmente os trabalhos dois anos depois, em outubro de 2020. 

Mesmo sem a legalização continuou fazendo melhorias e outras ações sociais como em novembro de 2019 com a terceira ação social já com a escola coberta graças a ajuda dos surfistas e o apoio do Catanas Point que contribuíram financeiramente. Com a ajuda foram instalados os bancos, cadeiras, quadro negro e mochilas e materiais escolares foram doados para 45 crianças entre 6 e 16 anos, todos na mesma condição de analfabetismo. 

Neste mesmo ano o Catanas Point recebeu 3 grupos de surfistas que vieram com o mesmo propósito de surfar as ondas e ajudar no projeto “Acreditar é Preciso”. Sem a legalização da Ong em 2019, as ajudas vieram dos amigos que doaram informalmente mas com a Covid19 não puderam realizar muitos trabalhos além do cancelamento de todas as surf trips de 2020.

Agora com a legalização do governo angolano e abertura de uma conta bancária em nome da associação, esperamos para 2021 mais ajuda e mais ações para o desenvolvimento sustentável da vila de pescadores da praia do Dengue em Angola.